segunda-feira, 8 de agosto de 2011

O nome mais velho do mundo

Lane Valiengo

O nome que há mais tempo acompanha uma pessoa no mundo, atualmente, é um nome simples, singelo, até: Maria Lucimar Teixeira. E pertence a uma índia brasileira, que tem 121 anos.

        Descendente dos primeiros habitantes do território brasileira, Maria Lucimar pertence à etnia Kaxinawá e vive na Aldeia Grota, no município de Feijó, no Acre, cidade que fica a 378 quilômetros da capital Rio Branco. A condição de mulher mais velha do mundo foi constatada pelo INSS, que afirma: ela nasceu em 3 de setembro de 1889. Segundo o jornal O Estado de São Paulo, Maria Lucimar foi levada a um posto do INSS para comprovar que ainda estava viva. Mais do que isso, ela provou que está perfeitamente lúcida.

        A mulher mais velha do mundo é viúva, teve dez filhos, sendo que apenas três estão vivos, e tem 22 netos. Ela cria galinhas e carrega baldes de água para sua casa, conversa naturalmente e gosta de contar histórias sobre sua vida centenária. Estão programados para setembro, quando completará 122 anos, três dias e três noites de festas, na melhor tradição Kaxinawá.

        Anteriormente, a mulher considerada a mais velha do mundo era outra brasileira, Deolinda Soares Rodrigues, de Presidente Prudente, interior de São Paulo. Deolinda herdou a posição de Maria Gomes Valentim, mineira de Carangola, que faleceu no ultimo 21 de junho, a poucas semanas de completar 115 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário