terça-feira, 5 de julho de 2011

Silva, o sobrenome mais usado do Brasil

Lane Valiengo
     
         Tem muito Silva no Brasil. É tanta gente que virou consenso: é o sobrenome mais usado do País. Até o Presidente da República anterior é Silva. A Marina também é. O Orlando era. A Editora Abril pediu um levantamento à Telefônica e descobriu que, em São Paulo, existem quase trezentos mil silvas.

              A grande questão é: por que tem tanto Silva por aí?

         O site Mundo Estranho cita o genealogista Carlos Barata, autor do “Dicionário de Famílias Brasileiras”, para expor a tese de que o sobrenome, além de ser muito comum em Portugal, foi incorporado ao nome de milhares de escravos africanos trazidos ao Brasil. Xica é só um exemplo. Além disso, muitos portugueses que chegaram ao Brasil, nos tempos coloniais, passaram a usar o Silva como forma de anonimato.

         A utilização de Silva como sobrenome tem origem portuguesa e provavelmente designava proprietários de terras. Existem estudiosos que desenvolvem a ideia de que a palavra se referia aos habitantes das florestas. Silva, na verdade, significa “selva, mata, floresta”, em latim.

         Além de Silva, aparecem entre os sobrenomes mais comuns no Brasil os “Santos”, os “Oliveira”, os “Souzas” e os “Lima”. Entre eles, o único que não tem origem lusitana é “Cavalcanti”, que é italiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário