sexta-feira, 1 de julho de 2011

Reflexões nº 2 (ou: Que nomes são esses que as pessoas são condenadas a carregar?)

Lane Valiengo

1- Sincero Zanella certamente carregou um estigma durante toda sua vida, que acabou no final de abril, em São Paulo. Quem o conheceu poderá dizer se ele viveu mesmo o seu nome, de verdade. Pois com a verdade não se brinca. Nem com o nome de uma pessoa.

        2- Sisaltina Augusta era viúva.  Ela e seu estranho nome foram embora em novembro de 2010. Os três filhos ficaram.

      3- O pessoal do Cartório poderia ter caprichado e trocado uma letra. Não trocaram e Temoteo José, pedreiro por profissão, certamente foi obrigado a viver colocando um tijolo após o outro. Até que parou, em novembro de 2010. Estava com 76 anos.

        4- Edilaine Rodrigues, que tristeza, partiu cedo demais: só 19 anos. Foi em outubro de 2010. Era filha de Cláudia Edilaine. Seria um caso de crime premeditado?

        5- Porsia Sammartino foi embora no primeiro dia de novembro de 2010. Era comerciante. Estava com 84 anos.

        6- Alaurde Alves era filho de dona Autimia Alves Moreira e do Sr. Manoel Alves de Oliveira. Passou a vida como cozinheiro e preparou sua última refeição aos 58 anos. Foi enterrado em Cubatão.

        7- Sem brincadeira: Credival Marques cumpriu seu destino e foi contador. Sua conta foi fechada em setembro de 2010, aos 58 anos, apenas.

        8- Odanizia Pires viveu até os 91 anos. Era casada com o Sr. Genaro e seus três filhos tinham nomes compostos. Nomes normais. Morreu em novembro de 2010. Será muito lembrada por causa do seu nome.

        9- Damasco Virtuoso foi buscar suas novas virtudes em dezembro de 2007.

        10- Iria Oliveira foi mesmo, em dezembro de 2010, perto do Natal. Tarde demais para pedir um nome novo de presente. Ou o fim dos trocadilhos.

        11- Nelsia Correa também foi em dezembro de 2010, aos 86 anos. Por discrição, não se perguntou o que achava do próprio nome próprio.

        12- Quem são e o que pensavam estas pessoas que tiveram tanto trabalho para fazer seus filhos carregarem cruzes extras?

        13- Não havia ninguém para dar um conselho ou dizer que nomes feios ou inadequados podem ser mudados?

Nenhum comentário:

Postar um comentário