terça-feira, 21 de junho de 2011

O SURGIMENTO DO NOME PORTUGAL

Lane Valiengo


         Os portugueses são originários do povo galego. O país começou a se formar quando as povoações localizadas ao sul do Rio Minho  tornaram-se independentes do Reino de Leão, que ocupava a Galícia. A cidade que hoje conhecemos como Porto era chamada de Porto Cale desde 200 a.C., mais ou menos (Porto Gal em galego).  Concentrava as entradas e chegadas da nova Galiza independente, após as lutas comandadas por D. Afonso Henriques, que se tornaria o primeiro rei de Portugal.

         Na realidade, foi o Porto que deu nome à nação portuguesa.

         A nova terra libertada tinha como capital a cidade de Minhota de Guimarães, situação que só se modificou com a reconquista de Lisboa, ocupada pelos mouros.

         Os territórios da Galizia libertados ao Sul do Minho são hoje as províncias portuguesas de Minho (capital: Braga), Trás-os-Montes (Bragança), Douro (Porto), Beira Alta (Guarda), Beira Baixa (Castelo Branco) e Beira Litoral (Coimbra).

         A língua falada era o latim vulgar, imposta pelos romanos, e que resultou no galego e, depois, no português. O que significa que ambas têm a mesma origem. Ainda hoje, os galegos lutam pela preservação do idioma, rejeitando o castelhano falado na Espanha. Para eles, por exemplo, Camões na verdade chamava-se Camón.

Nenhum comentário:

Postar um comentário