segunda-feira, 13 de junho de 2011

Mais Fernando Pessoa do que se poderia imaginar

Lane Valiengo

        Quem poderia imaginar que existem mais pessoas na vida de Fernando Pessoa do que poderiam sonhar eventuais biógrafos? Muito além dos conhecidos Alberto Caieiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos, existem na verdade 127 heterônimos, segundo o escritor pernambucano José Paulo Cavalcanti Filho, que está lançando (março de 2011, Editora Record) “Fernando Pessoa – Uma (quase) Biografia”.

        Até agora eram identificados 72 heterônimos oficialmente. Cavalcanti Filho descobriu mais uma autêntica legião de 55 “novas” personas de Pessoa.

        Ao longo da vida, que durou apenas 47 anos, Pessoa escreveu nada menos que 30 mil papéis, que correspondem a 60 livros de 500 páginas. Não é sem razão que escreveu “Viver não é necessário, necessário é criar”.
       
        Com tantos heterônimos assim, Pessoa ainda não chega à soma de Mário de Andrade, autor de “Eu sou trezentos...” (“Eu sou trezentos, sou trezentos e cincoenta/ As sensações renascem de si mesmas sem repouso/ Oh espelhos, oh Pirineus! oh caiçaras!/ Si um deus morrer, irei no Piauí buscar outro!”).

Nenhum comentário:

Postar um comentário