quinta-feira, 30 de junho de 2011

Maior prenome do mundo é mexicano

Lane Valiengo

         Aquele que é considerado o maior prenome do mundo pertence a um mexicano, que precisou solicitar autorização especial para que as 36 letras figurassem na sua carteira de identidade e na carteira de motorista: Bhradaranyakopanishadvivekachudamani. Como sobrenomes, Erreh e Muñoz.
         Como não poderia deixar de ser, ele é chamado só de “Bhrada”, um veterinário que vive no estado de Coahuila,  no Norte do México.
         Não satisfeito, ele pôs o mesmo nome em seu filho. Trata-se na realidade da junção do nome de dois filósofos hindus. Bhrada significa “o homem que se converte no que faz”. O restante, explica seu proprietário, não tem um significa preciso.
         O México é pródigo em nomes estranhos e existem mesmo alguns “Hitler” e “Michael Jackson”. Uma senhora nascida em 1914 foi registrada com trinta sobrenomes, a saber: Maria de la Assunción Luisa Gonzaga Guadalpe Refugio Luz Loreto Salud Altagracia Cármen Matilde Josefa Ignacia Francisco Solano Vicenta Ferrer Antonia Ramona Agustina Carlota Inocencia Federica Grabriela de Dolores de los Sagrados Corazones de Jesús y de Maria Saldivar y Saldivar.
         No México, para que a pessoa possa mudar o nome, ela precisa provar que sofre algum problema de discriminação.
         No Brasil o Artigo 56 da Lei nº 6.015/73 garante aos jovens a mudança do nome no ano em que completam dezoito anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário