sexta-feira, 8 de abril de 2011

Papa recomenda que pais deem nomes católicos a seus filhos

Lane Valiengo

         O Papa Bento XVI afirmou, em 10 de janeiro, durante cerimônia na Capela Sistina, que os fiéis deveriam escolher nomes católicos  para os seus filhos, rejeitando as opções que estão “na moda”, a maioria delas de origem anglo-saxônica. A escolha adequada de nomes cristão, segundo Bento XVI, contribuiria para o “renascimento religioso” das crianças, de acordo com o jornal italiano “Corrieri della Sera”. 

         O Papa exaltou o ato do batismo, dizendo: “Cada criança batizada recebe o caráter de filho a partir de um nome cristão, signo inconfundível de que o Espírito Santo faz nascer de novo o homem a partir do útero da Igreja”.

         Para reforçar a recomendação, o Sumo Pontífice citou exemplos como Francisco, Mateus, João, Pedro, Davi, André, Tiago, Maria, Ruth, Madalena e Sara.

         Mas se depender da maioria dos italianos, Bento XVI pode ficar tranquilo: segundo outro jornal, o “La Stampa”, os dois nomes mais comuns hoje entre os italianos são Francisco e Julia. Entre os dez mais populares, figuram também Alessandro, Sofia e Martina, igualmente considerados “catolicamente corretos”.

         O papa encorajou “todos os fiéis a redescobrirem a beleza de serem batizados” e disse que o batismo é algo secreto porém “poderosíssimo e sobrenatural, pois coloca a criança em comunicação com Deus”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário