sexta-feira, 25 de março de 2011

O nome mais valioso do mundo

Lane Valiengo

Nomes comerciais (marcas) podem aumentar as vendas dos produtos, quando são bem escolhidos. Por isso há tanto esforço na busca de um nome que seja atrativo e funcional, que fique gravado na cabeça do consumidor. Ao mesmo tempo, exatamente pela sua força mercadológica, um nome comercial que alcance popularidade torna-se extremamente valioso. No mundo da Propaganda e do Marketing, um bom nome vale ouro, literalmente.

Levantamento da Consultoria Interbrand  realizado em setembro de 2010 concluiu  que a Coca Cola continua imbatível: é a marca mais valiosa do mundo, avaliada em US$ 70,4 bilhões.

As empresas do setor de tecnologia e informática estão avançando sem parar: o segundo lugar é da IBM, com nada menos que US$ 65 bilhões e em terceiro, com US$60,9 bilhões, aparece a Microsoft.

O Google garantiu o quarto lugar (US$ 43,6 bilhões) e, entre as dez primeiras posições, surgem ainda a Intel, em sétimo (US$32 bilhões, a Nokia em oitavo (US$ 29,5 bilhões) e a HP em décimo (US$ 26,9 bilhões).

A lista das marcas mais valiosas inclui ainda a veterana GE em quinto lugar (US$ 43,8 bilhões); o McDonald`s em sexto (US$33,5 bilhões) e a Disney  em nono (US$ 28,7 bilhões).

A Coca Cola ficou em primeiro lugar pelo décimo-primeiro ano consecutivo. Entre as cem primeiras, não aparece nenhuma marca brasileira.

Curiosamente, as marcas mais valiosas no Brasil são as dos bancos. Itaú (R$ 20,6 bilhões), e Bradesco (R$ 12,3 bilhões) abrem a fila. Em terceiro vem a Petrobrás (R$ 10,8 bilhões) e em quarto ficou o Banco do Brasil (R$ 10,4 bilhões).

A Skol tem a sua marca avaliada em R$ 6,5 bilhões), ficando em quinto lugar. A seguir surgem a Natura (R$4,6 bilhões), a Brahma (R$ 3,6 bilhões) e Antarctica (R$ 1,7 bilhões). A lista das dez mais inclui ainda a Vivo (R$ 1,4 bilhões) e a Renner (R$ 780 milhões).

Por aí dá para perceber que um nome pode valer muito mais do que sonha a nossa vã filosofia capitalista...

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